terça-feira, 15 de março de 2016

SABEDORIA OU MAIS UMA "MODINHA"?

SABEDORIA OU MAIS UMA "MODINHA"?


O eixo da “força”, impulso, vontade de potência ou vontade de poder é demonstrado na astrologia no eixo dos 12 signos.
 Se dividirmos os doze signos em 2 partes, teremos 2 partes com 6.
Uma parte, consideramos o dia. A segunda parte, consideramos a noite. E interpretando as duas partes separadas, astrologicamente, consideramos sempre a idéia do Todo. Filosoficamente os gregos antigos associavam o que nós entendemos hoje como o Universo. Universo na idéia grega de que, - tudo que está fora de nós, que não pertence ao nosso corpo, não é nosso. Porém somos parte dessa idéia, como um TODO, um “SER”, um “essere” ou essência.

Na prática, usamos o eixo:
1 - áries-libra;
2 - touro-escorpião;
3 - gêmeos-sagitário;
4 - câncer (ou caranguejo)-capricórnio;
5 - leão-aquário (ou aguadeiro); e,
6 - virgem-peixes

Para compreender esse eixo, associa-se na astrologia, alguns símbolos que remetam às principais questões astrológicas observadas em várias culturas. Na astrologia se utiliza de símbolos tais, que o parte de seu conceito, a sua ideia concebida não se perca no transcorrer do tempo
 Entende-se que para equilibrar duas “força”s, ou entender os signos desses eixos, é necessária uma terceira, uma força que passe a ser vista como um agente modificador de ambas as forças desse eixo.


Vou tentar explicar usando os signos:
(1)Áries - (7)Libra - Eixo da atividade, do agir, em prol de questões como o “eu” age sobre o “outro”, o máximo de “força”, (Equilíbrio é uma virtude que expressa o máximo da força das virtudes).

(2)Touro - (8)Escorpião - Eixo do desenvolvimento, pela “vontade de potência” da transformação ou a manutenção da matéria. (Transformação é uma virtude que expressa a “força” da preservação da espécie).

(3)Gêmeos - (9)Sagitário - Eixo do conhecimento, pela “vontade de poder” responder a questões ou convicções instintivas. (Verdade é uma virtude que envolve a razão e a emoção, sentimentos associados ao Homem instintivo e ao Homem racionalizado)
(4)Câncer (ou caranguejo) - (10) Capricórnio - Eixo da perseverança, da ação voltada à questões do “sentir”. (Esperança é uma virtude que expressa “impulso”, a “força” intrínseca de uma espécie).

(5)Leão - (11)Aquário - Eixo da realização, pela “vontade de potência” vital, o tornar-se em manifesto. (Honra é a virtude que que legitima a “força”, a atividade criada).

(6)Virgem - (12)Peixes - Eixo da criação, pela “vontade de poder gerir”, gestacionar escolher entre a diversidade, o perfeito. (transcendência é a virtude que permite a “vontade de potência” se estabelecer no Todo Ser, o “sendo”).

E essa terceira “força”, seria ela apenas uma terceira força para dar um outro sentido movimento da física? seria a capacidade de observação? o reconhecimento, a sabedoria?







prof.marcelo.cintra@gmail.com
mcintradf@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário